Honda promete híbrido mais eficiente de sempre
BMW liderou vendas de ligeiros de passageiros elétricos

BMW apresenta 545e xDrive como topo de gama híbrida “Plug In” da casa bávara

By on 12 Agosto, 2020

O novo 545e xDrive está equipado com um motor de seis cilindros em linha a gasolina duplo turbo com 286 CV, quatro rodas motrizes e um motor elétrico com 109 CV.

Contas feitas, o novo BMW 545e xDrive oferece 394 CV e um binário de 600 Nm, distribuídos pelas quatro rodas através da caixa Steptronic de 8 velocidades e o sistema inteligente BMW xDrive. No que toca á eficiência, o 545e xDrive tem homologado um consumo médio WLTP de 2,1 a 2,4 l/100 km de gasolina, 15,4 a 16,3 kWh de energia elétrica e emissões de 48 a 54 gr/km de CO2. 

No que toca às performances, a velocidade máxima limitada a 250 km/h, os 140 km/h em modo 100% elétrico e uma aceleração dos 0-100 km/h em 4,7 segundos. Ou seja, passa a ser o BMW híbrido mais poderoso e veloz com motor de seis cilindros.

O sistema do 545e xDrive oferece, graças a uma bateria de 400 volts de iões de lítio posicionada debaixo do banco, uma autonomia em modo 100% elétrico entre 54 e 57 quilómetro. A necessidade de arrumar os controlos do sistema híbrido reduziu, ligeiramente, a capacidade da bagageira para 410 litros.

O carro tem três modos de condução: Híbrido, Sport e Electric. O modo “Hybrid” é o utilizado por defeito, o que permite agilizar a utilização equilibrada das duas energias disponíveis, sendo possível escolher o modo “Electric” como modo por defeito, fazendo essa escolha através do iDrive. Seja como for, a parte elétrica está sempre ativa e o motor térmico só entra em ação quando se carrega mais no acelerador ou quando é exigida mais capacidade. Estando ligado ao sistema de navegação, o sistema utiliza os seus recursos da melhor maneira para ser o mais eficiente possível. 

Se carregar duas vezes no botão Hybrid, desbloqueia o modo “Hybrid Eco Pro” que tem várias funções como rolar “à vela”, utilização do sistema de navegação para otimizar mais ainda a regeneração da energia da travagem. Depois há o modo Sport que faz o motor elétrico ajudar o propulsor térmico para oferecer os 394 CV disponíveis, com a caixa a usar uma afinação mais desportiva. O modo Electric limita a velocidade a 140 km/h e pode ser usado até 57 km ou até haver energia na bateria.

O carro terá um som especial para quando andar em modo elétrico ou até velocidades de 30 km/h, sem perturbar os ocupantes. O “Active Sound Experience” também será usado no modo Sport, para oferecer um som mais intenso e profundo.

A digitalização atingirá um pico com o 545e xDrive graças ao BMW eDrive Zone (que facilita a troca entre modos de condução consoante o dinamismo da estrada e a entrada em cidades com zonas de baixas emissões) oferecendo, ainda, recompensas por condução responsável através do programa BMW Points. Pode, também, saber onde estão os carregadores, a previsão do tempo de espera para recarregar, bem como cafés de restaurantes na zona. O BMW Charging permite, na Alemanha, reservar um ponto de recarga para chegar, carregar e seguir viagem. Depois, a BMW app terá todas as informações necessárias do sistema, da carga, do pré-aquecimento, enfim, tudo o que é preciso saber.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)