Carregar o seu elétrico com dinheiro: Em breve será possível
DS Automobiles: Geofencing para ajudar na gestão das baterias

WAE apresenta plataforma para hipercarros elétricos

By on 21 Abril, 2023

A plataforma EVR para veículos elétricos de ultra-alto desempenho da WAE (antiga Williams Advanced Engineering) foi “cabeça de cartaz” das inovações de electrificação da empresa no stand na exposição E-TECH Europe, em Itália. 

A plataforma foi concebida para acelerar as ambições dos fabricantes de hipercarros e segundo a WAE, permite às marcas lançar veículos elétricos de alto desempenho baseados numa plataforma de ponta, mas rentável. 

A última iteração da plataforma EVR está centrada no segmento dos hipercarros elétricos, com uma estrutura composta leve que monta o sistema de baterias de alto desempenho a meio do veículo, otimizando o centro de gravidade. Pode suportar uma gama de configurações de veículos, desde ‘track cars’ até modelos de estrada, de arquitetura com tejadilho ou descapotável. Apresenta ainda a mais recente tecnologia de desempenho, como a aerodinâmica ativa. A empresa afirma que a plataforma tem uma bateria de 85 kWh de última geração e uma potência de 1650 kW, a EVR permite uma aceleração de 0-100km/h em menos de 2,0 segundos e uma velocidade superior a 400 km/h com uma massa de veículo inferior a 1800 kg, juntamente com uma capacidade de carga rápida de menos 20 minutos e um alcance superior a 450 km. Tração às quatro rodas e os esquemas de tração traseira são suportados através de múltiplas configurações do motor elétrico.

A WAE espera poder entregar um primeiro protótipo baseado na plataforma EVR no prazo de 12 meses desde o início do projeto do cliente e a entrega de um primeiro veículo de produção em 24 meses. A EVR está também pronta para um futuro de hidrogénio com uma variante de célula de combustível EVR-H também a ser desenvolvida para fornecer o desempenho equivalente de uma plataforma BEV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)