Mercedes-Benz pondera mais automóveis
Mercedes-Benz interrompe produção de elétricos para os EUA. Encomendas fechadas

Mercedes revela segunda geração do AMG GT 

By on 19 Agosto, 2023

Era um dos projetos mais aguardados para ver durante o Monterey Car Week e trouxe muitas novidades. A Mercedes-Benz mostrou ao público pela primeira vez o concept da segunda geração do AMG GT, que amadureceu bastante desde 2014, altura em que foi apresentado o primeiro. 

Com o novo AMG GT Coupé a Mercedes tem ainda mais argumentos para discutir a posição no mercado com o Porsche 911 e o Aston Martin Vantage. O modelo revelado agora tem tração integral e como partilha a plataforma do SL, desenvolvida pela AMG, tem a opção de 2+2 lugares com bancos traseiros mais pequenos. 

No lançamento no mercado, o novo AMG GT Coupé será apresentado com dois níveis de desempenho do motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros. No modelo de topo GT 63 4MATIC+, o motor debita 430 kW (585 cv) e fornece um binário máximo de 800 Nm numa ampla gama de rotações do motor de 2.500 a 4.500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h demora apenas 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 315 km/h. O aumento de potência nesta versão deve-se à atualização do software, assim como de uma maior pressão da sobrealimentação e de um maior débito de ar.

No GT 55 4MATIC+, o bloco V8 desenvolve uma potência de 350 kW (476 cv) e um binário máximo de 700 Nm. O sprint dos zero aos 100 km/h demora 3,9 segundos e a velocidade máxima é de 295 km/h. 

Ambas as versões estão equipados de série com a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. A distribuição de binário totalmente variável no eixo dianteiro e traseiro não só assegura uma tração melhorada, como o condutor pode também contar com um elevado nível de estabilidade e segurança de condução em todas as condições. A tração integral é orientada para uma distribuição de potência 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro.

No interior, a consola central flui para a secção inferior do painel de instrumentos. O centro funcional e ótico é o ecrã de 11,9 polegadas. O sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferece um vasto conteúdo específico AMG em cinco estilos de ecrã. Itens de menu exclusivos como “AMG Performance” ou “AMG TRACK PACE” sublinham o carácter desportivo.

O volante AMG Performance será fornecido de série, mas haverá espaço para personalização, incluindo elementos do habitáculo, como os bancos AMG Performance, e atualizações do chassis, como os travões de carbono-cerâmica, previstos para 2024.

A segunda geração do AMG GT é uma evolução do original, mas passa a ter uma distância entre eixos mais longa, um novo design frontal que interpreta a nova linguagem de design da marca e com uma linha de tejadilho suavemente inclinada na traseira, permitir ter mais espaço para incorporar os dois bancos traseiros e até uma capacidade surpreendente da bagageira, aumentando para um máximo de 675 litros, aponta o construtor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)