Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Nissan mostra plano para os próximos anos, com uma gama muito atualizada

By on 25 Março, 2022

A futura gama de modelos da Nissan será composta por diversas alternativas, que incluem soluções híbridas e automóveis totalmente elétricos.

A Nissan foi das marcas que ganhou um dos maiores destaques quando o mercado começou a falar mais a sério de automóveis movidos a eletricidade. Afinal, o seu Leaf está já no 12º ano de mercado e já soma mais de 577 mil unidades comercializadas. A próxima fase da marca inclui uma atualização deste modelo, com um desenho melhorado e uma motorização mais eficiente, mas as maiores surpresas estão no resto da gama.

Para começar, a Nissan já comunicou que vai deixar de comercializar automóveis movidos exclusivamente por motores de combustão interna no mercado europeu já a partir do próximo ano. Estes não vão deixar de existir, mas só vão estar disponíveis em conjunto com soluções híbridas e da forma mais eficiente possível. E em 2026, o plano é que 75% das suas vendas sejam de automóveis eletrificados, rumo a um objetivo final de 100% previsto para o final da década, altura em que a marca já nos terá apresentado cerca de 23 novos modelos.

Para que isso aconteça, a gama da Nissan vai passar a ser composta da seguinte forma: Na base da oferta estará o Juke equipado com um sistema híbrido, que combina um motor a gasolina com um elétrico, mas que oferece uma experiência de condução mais eletrificada, graças à presença de uma caixa de velocidades mais evoluída.

Além do Juke, a Nissan terá disponíveis as versões e-Power do Qashqai, mas também do X-Trail, que estamos prestes a conhecer. O sistema usado no Qashqai combina um eficiente motor elétrico, destinado a locomover este SUV sempre de uma forma 100% elétrica, com um pequeno motor de combustão que apenas tem a missão de gerar energia para o sistema elétrico. O sistema presente no próximo X-Trail será um pouco mais evoluído do que este, uma vez que inclui dois motores elétricos, um por cada eixo, de forma a simular um sistema de tração integral com a potência a passar para as quatro rodas, perfeito para momentos de maior evasão em ambiente familiar.

Apesar de todas estas novidades, o principal mundo da Nissan não são os híbridos e sim os automóveis totalmente elétricos tal como o Leaf. Só que agora, além deste modelo, o grande destaque da gama e o modelo que mostra a nova imagem da marca é mesmo o novo Ariya. Trata-se do primeiro SUV ou Crossover desenvolvido com o objetivo de ser totalmente elétrico. Inclui a nova plataforma CMF-EV desenvolvida pela Nissan para as marcas da Aliança, mas também o novo sistema de tração e-4Force. O sistema elétrico com duas motorizações oferece a combinação perfeita em termos de distribuição de potência, o que contribui para um prazer de condução melhorado.

Nos planos da Nissan está também incluída uma nova solução totalmente elétrica para o mundo dos comerciais ligeiros que é o novo Townstar. Foi projetado para os ambientes urbanos e para as empresas de entregas, por exemplo, oferecendo uma autonomia em torno dos 300 quilómetros e um conjunto de novas tecnologias adaptadas a uma condução em ambiente mais profissional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)