SEAT celebra 75 anos com a lotaria em Espanha
SEAT Arona reutiliza subprodutos do arroz

SEAT S.A. encerra 2021 com saldo positivo

By on 13 Janeiro, 2022

As marcas da Seat S.A. tiveram um aumento de vendas de 10,3%, com a Cupra a triplicar os seus números e a crescente procura por modelos eletrificados a dar uma ajuda.

A crise dos semicondutores e o clima de pandemia em que ainda vivemos continuam a ser os dois maiores pesadelos da indústria automóvel e a SEAT S.A. refere justamente isso no seu comunicado. Ainda assim, 2021 terminou com mais de 470 mil automóveis vendidos, o que representa uma subida de 10,3% face ao ano anterior.

Um dos maiores responsáveis por estes valores foi o novo Cupra Formentor, que ajudou a nova marca a praticamente triplicar os seus números de vendas registando um valor total de 79.300 veículos. Ou seja, um valor que fica 184% acima dos valores registados em 2020.

Além disso, a crescente procura por modelos eletrificados também levou os consumidores a explorar as novas propostas das marcas espanholas, sendo que 41% das vendas da Cupra em 2021 são referentes a opções eletrificadas.

Nas palavras de Wayne Griffiths, o CEO da Seat e da Cupra “2021 não foi o ano que esperávamos. Depois de trabalharmos arduamente para combater os efeitos da crise da COVID-19, a nossa atividade foi severamente afetada pela falta de semicondutores. A procura de modelos Seat e Cupra regressou aos níveis pré-pandémicos, e a escassez de semicondutores está a criar frustração entre os nossos clientes devido aos elevados tempos de espera de entrega que têm de enfrentar. Esperamos ver uma recuperação progressiva na oferta e estabilização da produção de veículos em 2022, e estamos otimistas para este ano. Os nossos clientes continuam a ser a nossa principal prioridade e faremos o nosso melhor para corresponder às suas expectativas”.

O principal mercado da Seat S.A. continua a ser a Alemanha, onde foram registadas mais de 104 mil unidades, seguindo-se Espanha com 81.800 automóveis e o Reino Unido com mais de 50 mil.

Se nos restringirmos à marca Cupra, a ordem de mercados é idêntica, com o novo Formentor a encabeçar a lista de vendas, ainda que o novo Born, o primeiro automóvel 100% elétrico da marca, também já conte com mais de três mil unidades entregues aos seus clientes, desde que iniciou a sua comercialização no passado mês de novembro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)