Toyota bZ4X: Portugal recebe versão com tração integral
Toyota Starlet poderá estar de regresso

Toyota vai lançar baterias de estado sólido em 2025

By on 29 Julho, 2020

Espécie de “Santo Graal” para a mobilidade elétrica, as baterias de estado sólido (“solid state”) andam longe dos automóveis elétricos, mas a Toyota parece que encontrou o caminho das pedras.

De acordo com o Automotive News, a Toyota está a preparar-se para revelar um protótipo de veículo elétrico equipado com baterias de estado sólido nas próximas olimpíadas de Tóquio, agora em 2021.

O desenvolvimento destas baterias tem sido constante e têm sido várias as utilizações de protótipos das baterias em vários modelos de utilização interna. Pouco se sabe sobre o estado de evolução das baterias de estado sólido da Toyota, mas há certezas sobre as vantagens: maior densidade energética que permite pacotes de baterias menores e mais leves, menor tempo de recarga e maior segurança. Alguns técnicos da Toyota deixaram escapar que há a possibilidade de carregar uma bateria em menos de 15 minutos, mas ninguém quis falar da capacidade da mesma.

Mas, as baterias de estado sólido têm alguns problemas: a durabilidade e a segurança são colocadas em causa quando se procura elevadas densidades energéticas, existindo ainda a necessidade de afinar a química interna para minimizar a degradação da bateria. Finalmente há o problema da produção, pois estas baterias têm de ser feitas num ambiente controlado ultra seco e sem a mínima humidade, o que obriga os colaboradores a trabalharem numa bolha com luvas especiais com as naturais dificuldades quando pensamos em produção em massa.

Apesar de tudo isto, a Toyota vai avançar com uma produção limitada destas baterias em 2025, com um preço superior às atuais baterias de iões de lítio e o volume de produção manter-se-á baixo e ao longo de muitos anos. Mas a Toyota está comprometida em fazer baterias extraordinárias que vão conseguir manter 90% da sua performance em cerca de 30 anos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)