Lexus estreia LS com seis rodas
Lexus LS Concept surpreendente no salão de Tóquio

Lexus ES vai deixar de usar os espelhos convencionais em favor de câmaras

By on 14 Fevereiro, 2020

No Japão, o Lexus ES300 já está equipado desde o ano passado com o “Digital Side View Monitor” e o sistema vai chegar à Europa.

Custa 1.895 euros, mas já está disponível no Velho Continente o sistema que substituí os espelhos exteriores por câmaras que eliminam os ângulos mortos, não é prejudicado pelo mau tempo e a definição permite que a atenção ao tráfego seja maior através dos dois ecrãs situados nos dois extremos do tabliê.

O condutor vai passar a olhar para os ecrãs de 5 polegadas posicionados na base dos pilares A para ver o que se passa em redor do veículo. As câmaras estão alojadas em braços mais pequenos e finos que permitem uma melhor aerodinâmica e reduzem os barulhos aerodinâmicos. Sensores reduzem o brilho dos faróis e do sol e monitorizam o ângulo morto.

O sistema tem várias funções como a visão ampliada quando liga o indicador de direção ou quando usam a marcha atrás. Assim que a ação é concluída, a câmara volta ao normal, podendo esta função ser desligada. Outra função são as linhas de referência adicionadas à imagem, indicando distâncias de 20 e 50 cm para lá do para choques traseiro e 50 cm de cada lado do carro. No trânsito, os condutores podem ser auxiliados com as referidas linhas, indicando 5, 10 e 15 metros até velocidades de 70 km/h. Se a velocidade estiver acima, a indicação será de 30 metros. O Lexus ES300 estará, com este sistema, no Salão de Genebra, como estreia europeia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)