Novo Leon: As novidades do modelo da CUPRA
Novo CUPRA Formentor com nova cara: O que mudou

Alpine A110S é mais rápido e mais radical que o A110

By on 14 Junho, 2019

A versão S acaba de ser revelada e exibe mais potência e novas suspensões, focando-se, ainda mais, na eficácia ao volante.

Diz a Alpine no comunicado que revela o A110S que o novo modelo é um carro focado no lado desportivo com um carácter muito diferente face ao modelo existente. O motor continua a ser o bloco de quatro cilindros turbo com 1.8 litros que viu a pressão do trubo ser incrementada, oferecendo, desta forma, 292 CV, mais 40 CV que o A110. Já o binário fica nos 320 Nm, igual ao motor “normal”. E porque não há mudanças neste particular? Porque este é o valor máximo de binário que a caixa Getrag de dupla embraiagem, proposta de série, consegue encaixar.

Curiosamente, a Alpine tinha prometido menos peso, mas o A110S engordou dos 1103 kgs da Premiere Edition para os 1114 quilogramas. Para os mais ciosos do baixo peso, a Alpine propõe um tejadilho em fibra de carbono (opcional) que escova 1,9 kgs ao peso total e rebaixando o centro de gravidade. Em termos de performance, a velocidade passa de 250 para 260 km/h e o 0-100 km/h é cumprido em 4,4 segundos, menos 0,1 segundos que o A110. 

As maiores novidades estão, porém, no chassis. Com as molas mais duras 50%, barras estabilizadoras 100% mais duras e amortecedores revistos, com uma distância ao solo reduzida 4 mm, o A110S vai privilegiar o comportamento face ao conforto especialmente para os amantes dos “track day”. O equipamento pneumático – Michelin Pilot Sport 4 mais largos, 215 à frente e 245 atrás – deixa claro que este é um carro mais radical que o A110 “normal”. A composição e construção dos pneus é diferente e o ESP foi recalibrado para maior liberdade. Os travões Brembo com discos bimatéria são, no A110S, de série.

O carro surge discreto, com pintura mate, uns toques de laranja que significam ser esta uma versão mais radical e jantes de liga leve inéditas, pintadas de preto. O preço está em alta: em França o A110 custa 55.800 euros, o A110S fica por 66.500 euros. Não sabemos quando o carro estará disponível em Portugal e qual o preço, em França chega aos concessionários em outubro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)