Três marcas têm ações em Portugal
Renault estuda Megane híbrido

Novo Renault Clio chega em 2019 “carregado” com tecnologia diferenciadora

By on 26 Junho, 2018

Quando chegar ao mercado em 2019, o novo Clio será um dos modelos tecnologicamente mais avançados do segmento B. A Renault procurará assim diferenciar o seu best-seller dos concorrentes e contrariar a crescente popularidade dos SUVs.

A 5ª geração Renault Clio combinará um exterior refinado com um habitáculo totalmente redesenhado e estará dotada com funcionalidades de condução autónoma.

O design exterior evocará o do Megane e exibirá pormenores encontrados no protótipo Symbioz de 2017. Representará uma evolução e não uma revolução, manterá alguns elementos do visual do modelo actual, como por exemplo puxadores embutidos na moldura das portas traseiras. Tal como o exterior, o interior também será baseado no do Megane, será caracterizado por um painel de instrumentos digital e por um sistema de infoentretenimento integrado num ostensivo ecrã central, o que diferenciará o subcompacto francês dos seus concorrentes como o VW Polo e o Ford Fiesta, que contam com ecrãs convencionais de menores dimensões.

A tecnologia de condução autónoma também será um importante factor de distinção, aproveitando a tecnologia da Nissan, o novo Renault estará equipado com funcionalidades de condução autónoma de nível 1 e 2.

O próximo Clio assentará na plataforma CMF-B, uma versão actualizada da plataforma utilizada pelo modelo actual e pelo Nissan Micra. Na fase inicial de lançamento, a linha de motores será composta por um bloco diesel 1.5 dCi com uma potência máxima de 115 cv e dois blocos a gasolina de 1.0 e 1.3 litros, este último desenvolvido em conjunto com a Mercedes. Numa fase posterior será adicionada uma motorização diesel semi-híbrida. Em 2020, a Renault introduzirá no mercado uma versão híbrida plug-in e apresentará a versão desportiva RS.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)