Tudo o que precisa de saber sobre o novo Volvo XC60
Após ter apresentado, na passada semana, os preços e as versões que estarão em vigor no lançamento da nova geração Volvo XC60, a Volvo Car Portugal apresenta agora, em detalhe, este novo modelo. As encomendas podem desde já ser efetuadas na rede nacional de concessionários Volvo.
A Volvo está a concretizar o seu plano de transformação que, em termos de ciclo de produto, se iniciou em 2015 com o lançamento do Volvo XC90. Sucederam-se os lançamentos do S90/V90 e, já este ano, da Volvo V90 Cross Country, todos eles a concretizarem uma evolução em termos de qualidade de produto e experiência de condução.
O XC60 é o primeiro dos 60 da “nova Volvo” a ser revelado. Mais que um novo automóvel, tem a responsabilidade de substituir o atual XC60, o primeiro Volvo líder de vendas em todo o Mundo durante a maior parte do seu ciclo de vida.
Plataforma SPA
Inaugurada nos novos 90, a plataforma SPA proporciona inúmeras vantagens, em termos de atributos de produto e flexibilidade de fabrico e é a base das linhas de produto dos 90 e dos 60. Foi desenvolvida para oferecer proporções perfeitas no exterior e mais espaço no interior.
A plataforma SPA foi concebida para ser modular e adaptável sem comprometer os padrões de segurança de um Volvo. Nos 90, a Volvo introduziu um novo tipo de dinâmica de condução no segmento Premium – Confiança Descontraída – para refletir um conforto e controlo que estes modelos proporcionam ao volante.
Tal como acontece nos 90, o XC60 tem uma nova suspensão dianteira de braços triangulares duplos e na traseira existe um eixo traseiro com link integral, equipado com uma mola de lâminas transversal de baixo peso, fabricada em materiais compósitos e que poupa espaço.
A Volvo não pretende oferecer a mesma experiência de condução dos concorrentes alemães ou outros fabricantes premium uma vez que os seus estudos indicam que as pessoas estão cansadas de chassis rígidos e desconfortáveis no dia-a-dia. Pretende-se obter algo entre o puro conforto e uma experiência de condução mais ativa, algo estimulante mas que garanta uma sensação de controlo absoluto.
Os especialistas em chassis da Volvo desenvolvem e testam em simulador centenas de hipóteses para cada novo automóvel. Apenas uma mão cheia deles chegará alguma vez às pistas de testes da marca para o toque humano final.
Motores
Em 2012, aquando do lançamento dos motores Drive-E, muitos duvidaram deste foco em motores de quatro cilindros. No entanto, a tecnologia avançada Volvo elevou um quatro cilindros à performance de um seis cilindros.
Mais leves e eficientes em termos de consumo, proporcionam o mesmo prazer de condução. Oferecem potência e agilidade e, claro, com o sistema PowerPulse, da Volvo, que garante uma resposta instantânea no D5 mediante a utilização de ar comprimido para acelerar o turbo antes que se possam formar gases de escape.
O XC60 será lançado com os seguintes motores, em itálico os disponíveis no lançamento em Portugal:
• T5 AWD/FWD com 254 cv
• T6 AWD com 320 cv
• T8 Twin Engine AWD com 407cv.
• D4 AWD com 190 cv
• D5 AWD com 235 cv
O T8 Twin Engine tal como no XC90 oferece níveis de CO2 de 49 g/km e uma autonomia até 45 km no modo PURE (100% elétrico).
Segurança
O XC60 partilha a sua tecnologia de segurança com os 90 e vem equipado com o mais avançado pack de série no segmento, combinando sistemas de segurança ativa e passiva destinados a salvar vidas no mundo real.
A liderança Volvo em termos de robustez estrutural não tem paralelo. Combinando várias qualidades de aço e alumínio, a famosa safety cage (1947) é um dos locais mais seguros do mundo. Para o XC60, a Volvo simulou centenas de acidentes promovendo colisões reais no seu Safety Centre com a preocupação de construir automóveis não para passarem nos testes mas sim para salvarem vidas. O XC60 está equipado com o mais avançado pack de segurança de série da indústria automóvel, incluindo as novidades:
Oncoming Lane Mitigation (estreia no novo XC60) – ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, redirecionando o veículo à sua faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa na direção de um outro em sentido contrário sem intervenção do condutor o sistema faz o XC60 regressar automaticamente à sua faixa; o condutor pode a qualquer momento sobrepor-se ao sistema; funciona a velocidades entre os 60 e 140 km/h, requer uma linha de marcação do piso visível e deteta veículos de quatro rodas que circulem em sentido contrário; o sistema pode ser desligado. Será série nos 90 a partir do MY18.
City Safety agora com assistência à direção – estreia no novo XC60, e ajuda o condutor a executar uma manobra evasiva numa situação de emergência; quando o condutor se cruza com um veículo, ciclista, peão ou animal de grande porte, os travões nem sempre são suficientes – por vezes é também necessário desviar-se para evitar um acidente; a assistência à direção ajuda o condutor a desviar-se do obstáculo de forma eficaz e segura; está sempre ativa entre 50 e 100 km/h e não pode ser desligada.
Run off Road Mitigation – com o sistema Run-off Road Mitigation, o XC60 recorre a manobras evasivas da direção e à travagem para ajudar o condutor a manter o veículo em segurança quando é iminente uma saída de estrada acidental. A intervenção ativa do condutor sobrepõe-se sempre à ação do sistema.
BLIS com Steer Assist – o já conhecido sistema BLIS funciona mediante deteção de tráfego em aproximação pela traseira do veículo – de ambas as faixas da esquerda e da direita; Alerta o condutor se não for seguro mudar de faixa com uma luz âmbar no espelho retrovisor exterior; Se o condutor iniciar uma manobra de mudança de faixa com a luz de aviso a brilhar em cor âmbar, esta começará a piscar.
Agora com Steer Assist – Se o condutor não agir aos alertas do sistema BLIS e se desviar da sua faixa para o caminho de um veículo em aproximação por trás, a função de assistência à direção encaminha suavemente o mesmo de volta à sua faixa. É opcional no XC60 e nos 90.
Pilot Assist – De série nos 90, a função Pilot Assist está agora disponível como opção no XC60; Oferece condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente; Perfeito para condução interurbana em autoestrada; O condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo.
Sistemas de Segurança – De Série:
City Safety: Funciona dia e noite
Deteta: veículos, peões, ciclistas, animais de grande porte
Avisa: Luz e som
Prepara: Travões (e cinto de segurança da frente opcional)
Trava: Travagem automática incl. travagem nos cruzamentos
Collision Avoidance: Até 60 km/h
City safety com assistência à direção
Oncoming Lane Mitigation
Driver Alert Control
Run-off road Mitigation
Road Sign Information (apenas câmara )
Limitador de velocidade
Lane Keeping Aid
Post Impact Braking
Slippery Road Alert & Hazard Light Alert (países nórdicos)
Opcional:
IntelliSafe Assist
Adaptive Cruise Control
Pilot Assist
Distance Alert
IntelliSafe Surround
Blind Spot Information com Steer Assist
Cross Traffic Alert
Rear Collision Warning (mantém os travões ativados com o veículo imobilizado)
Experiência a bordo
O novo XC60 tem agora o mesmo sistema de infoentretenimento dos 90 garantindo: Controlo (Mostrador na consola central, mostrador do condutor, volante e head-up); Entretenimento (Sistema de som premium da Bowers & Wilkins e uma gama de aplicações de entretenimento); Navegação (Sensus Navigation e aplicações relacionadas); Ligação ao mundo (Smartphone Integration – Apple CarPlay, Android Auto e o Connected Service Booking marcar serviço a partir do automóvel).
Design
Design Escandinavo – Trata-se de uma mistura de serenidade, funcionalidade, materiais de alta qualidade e sensação de luxo. Em relação ao anterior XC60 – Evolução – foi a palavra-chave. Dela resultou um habitáculo que é um hino à diferença.
O XC60 comunica solidez e confiança, fazendo transparecer a ideia de que foi esculpido a partir de um bloco sólido de aço. Representa a linguagem das formas que irá estar presente nos novos 60 que serão lançados em breve. A imagem de marca da nova Volvo, o martelo de Thor, ainda mais proeminente.
Modelo energético mas sofisticado. Na traseira, a presença da emblemática luz de assinatura vertical Volvo. O novo XC60 estende-as formando uma linha de base horizontal, fazendo a ligação entre a esquerda e a direita, e criando um circuito de luz fechado. Finalmente, a traseira é interligada por uma cintura metálica sólida e poderosa.
Preços
No lançamento desta nova geração, que terá três versões disponíveis (Momentum, R-Design e Inscription) é notório o esforço da Volvo Car Portugal em colocar no mercado a nova geração a preços extremamente competitivos.
Ao comparar as versões diesel AWD com caixa automática em ambas as gerações, verifica-se que, neste novo modelo, os clientes poderão beneficiar de um automóvel com mais baixas emissões, melhor nível de equipamento, mais sistemas de segurança a um preço mais acessível que anteriormente.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários